segunda-feira, 18 de maio de 2009

A Diocese de Nazaré recebe pela imposição das mãos do nosso Bispo Dom Severino Batista de França, onze Diáconos Permanentes.





Diáconos Permanentes

QUEM SÃO?

Os diáconos permanentes são homens casados ou celibatários que, chamados para seguir Jesus Cristo Servidor, recebem o Sacramento da Ordem do Diaconato através da imposição das mãos do Bispo para exercer o tríplice ministério:

Da Caridade
Da Palavra
Da Liturgia

Na Igreja Católica o Sacramento da Ordem é exercido em três graus.

"Os diáconos são, de forma muito privilegiada, sinais do Senhor Jesus que "não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mt. 20,28). Seu serviço será o testemunho evangélico em face de uma história em que a iniqüidade se faz cada vez mais presente e se esfria a caridade (cf. Mt. 24, 12).

Para uma nova evangelização que, pelo serviço da Palavra e a Doutrina Social da Igreja, responda às necessidades de promoção humana e vá gerando uma cultura de solidariedade, o diácono permanente, por sua condição de ministro ordenado e inserido nas complexas situações humanas, tem um amplo campo de serviço em nosso continente". (Documento de Santo Domingo, 76)

ORAÇÃO DO DIÁCONO

Jesus Cristo,
Irmão, Mestre e Senhor,
Enviado do Pai e Diácono dos Irmãos, ensina-me a ser livre para amar e servir a família, a comunidade, os pobres.

Espírito Santo, abre meu coração para acolher a Palavra e assumir a ação evangelizadora da Igreja através do Serviço, do diálogo, do Anúncio e do Testemunho da Comunhão.

Maria, Mãe de Jesus e Modelo da Igreja servidora. Ajuda-me a trabalhar para construir, com minha família, meu irmãos e irmãs o Reino de Deus entre nós.

Amém.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Criação da Paróquia de Nsa. Sra. da Conceição de Mocós



Pe. José Sebastião primeiro Pároco

Junho: Mês e Festa do Sagrado Coração de Jesus



O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Essa devoção teve origem numa aparição de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, a 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Nosso Senhor, descobrindo seu Coração, disse-lhe: "Eis o Coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que têm por Mim, nesse Sacramento de Amor”.

A Festa do Sagrado Coração de Jesus é celebrada na sexta-feira que segue a semana da Festa de Corpus Christi – Festa do Corpo de Jesus. Foi o próprio Coração de Jesus, em uma de suas aparições a Santa Margarida, quem solicitou esta celebração de louvor e desagravo. Em 2009, a Festa do Sagrado Coração de Jesus será celebrada no dia 19 de junho.
A Igreja Católica nasceu do Coração aberto de Cristo, na Sexta-feira Santa e a devoção ao Coração Eucarístico de Jesus continua viva e atual.

Promessas


Falando a Santa Margarida Maria, Jesus prometeu a todos aqueles que honrassem o seu Divino Coração:
- “Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado.
- Porei paz em suas famílias.
- Consolá-los-ei em todas as suas aflições.
- Serei o seu refúgio na vida e principalmente na morte.
- Derramarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas .
- Os pecadores acharão no meu Coração o manancial e o oceano infinito de misericórdia.
- As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
- As almas fervorosas altear-se-ão, rapidamente, às eminências da perfeição.
- Abençoarei as casas, onde se expuser e venerar a imagem do meu Sagrado Coração.
- Darei aos sacerdotes o dom de abrandarem os corações mais endurecidos.
- As pessoas que propagarem estas devoção, terão os seus nomes escritos no meu Coração, para nunca dele serem apagados”.
E esta promessa extraordinária:


A GRANDE PROMESSA:

Prometo-te, pela excessiva misericórdia e pelo amor Todo-Poderoso do meu Coração, conceder a todos que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final, que não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os seus sacramentos, e que o meu divino Coração lhes será seguro asilo nesta última hora.


Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Coração de Jesus, eu confio em vós, mas aumentai a minha confiança.
Vós dissestes: Pedi e recebereis.
Confiando nas vossas promessas, venho pedir vossa ajuda.
Vós estais mais interessado em nossa felicidade que nós mesmos.
Por isso ponho em vosso Coração meus pedidos, minhas preocupações, meus sofrimentos e minhas esperanças.
Coração de Jesus, eu confio em vós, mas aumentai a minha confiança. Jesus, manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao vosso.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Dom Severino Bispo Diocesano de Nazaré - PE

I Palestra com Prefeitos, Vice-prefeitos e Presidentes de Câmaras de Vereadores do Municípios da Zona da Mata.







Aos 08 de maio de 2009, no Centro de Pastoral Dom Manoela Lisboa de Oliveira, em Carpina , aconteceu a 1ª Palestra com Prefeitos, Vice-prefeitos e Presidentes de Câmaras de Vereadores do Municípios da Zona da Mata. O encontro foi aberto pelo Sr. Bispo Diocesano D. Severino Batista de França que saudou todos os convidados, falando sobre o objetivo do encontro: SUSCITAR O DEBATE SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA E CONTRIBUIR PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA DA PAZ NAS PESSOAS, NA FAMÍLIA, NA COMUNIDADE E NA SOCIEDADE, A FIM DE QUE TODOS SE EMPENHEM EFETIVAMENTE NA CONSTRUÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL QUE SEJA GARANTIA DE SEGURANÇA PARA TODOS. Depois falou um pouco sobre a Diocese de Nazaré, expondo os números que a forma. Explicou também sobre o funcionamento da Diocese e sobre a sobre a formação dos Padres."Fraternidade e Segurança Pública" foi o tema central desta palestra, muito bem apresentado pelo sr. Dr. Edvaldo Batista da Silva Júnior - Juiz Federal e Especialista em Direito Penal pela UNB e candidato ao Diaconato Permanente.Neste primeiro encontro tivemos presentes os municípios: Aliança, Bom Jardim, Camutanga, Condado, Carpina, Chã de Alegria, Frei Miguelinho, Ferreiros, Feira Nova, Goiana, Glória do Goitá, Itambé, Itaquitinga, João Alfredo, Limoeiro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Surubim, São Vicente, Santa Maria do Cambucá, Salgadinhos, Tracunhaém, Vertentes.

domingo, 3 de maio de 2009

Visita a Paróquia de Itambé, 1º sábado noite mariana da O.V.S.






Visit My Photos - 25 Pics



Visita Itambé








No primeiro sábado de maio, dia 02, a equipe diocesana da Obra das Vocações Sacerdotais, esteve presente na noite mariana da O.V.S. na Paróquia Nossa Senhora do Desterro em Itambé. A homenagem prestada a Nsa. Sra. por esta comunidade. Parabéns aos Zeladores e Sócios pela Brilhante participação. Obrigado ao Pe. Vanduy (Adm. Paroquial) e o Pe. Célio Roberto (Vigário Paroquial) pela acolhida.

1º Forum de Ensino Religioso de Timbaúba






Visit My Photos - 12 Pics



Forum








Aos 29 de abril de 2009, aconteceu na cidade de Timbaúba o I FÓRUM MUNICIPAL DE ENSINO RELIGIOSO com a presença de 89 professores de ensino religioso. Neste encontro tivemos a presença de professores católicos, evangelicos e espíritas. O objetivo maior deste fórum: Proporcionar aos educadores da Regional Mata Norte a oportunidade de conhecer o que é o ensino regiolioso, segundo a legislação vigente no Brasil.No período da manhã os professores tiveram a explanação de dois importantes temas: * Ensino Religioso no Brasil: trajetória histórica- apresentado pela prof. Gracileide Alves da Silva - Mestra em Ciências das Religiões/ UFPB; * Ensino Religioso: uma área do conhecimento - apresentado pela prof. Dra. Lilian Blanck de Oliveira - Coordenadora do FONAPER - Docente da Pós Graduação em Ciências das Religiões Fundação Universidade de Blumenau - FURB. A tarde participaram de oficinas de aprofundamento com os temas: 1. Ensino Religioso e a LDB (prof. Maria Azimar Fernandes e Silva - Presidente Comissão Estadual Ensino Religioso/PB;2. Ensino Religioso na construção da Cidadania (prof. Marília Domingos - Docente Pós Graduação Ciências das Religiões) ; 3. Metodologia do Ensino Religioso - prof. Maria dos Prazeres Macêdo - Mestranda em Ciências das Religiões / UFPB).